segunda-feira, 24 de maio de 2010

O desafio de ser diferente;



Estou lendo um livro que se chama "o guardião de memórias", a história é muito emocionante e retrata as dificuldades de uma menininha que nasce com síndrome de down e é dada pelo pai para a enfermeira que o ajuda no parto, já que ele é medico. Em meio a tudo isso, ele mente para a esposa que a filha morreu e ela sofre muito com isso. Quem tiver a oportunidade de ler o livro, eu recomendo muuuuito. É lindo e realmente tocante! (isso porque eu nem terminei. :).
Apesar de o livro ser absolutamente maravilhoso, não vim falar dele hoje, e sim da síndrome de down, que é um distúrbio genético causado pela presença de um cromossomo 21 extra total ou parcialmente. O cromosso 21 é é um dos 23 pares de cromossomas do genótipo humano.
No começo, as pessoas caracterizavam a síndrome de down como uma doença ou como um retardamento mental, o que gerou um preconceito enorme e principalmente o abandono de crianças que portavam a deficiência.
Nos dias de hoje, é comum vermos pessoas com síndrome de down trabalhando, estudando, e fazendo normalmente o que fazemos, porém, ainda existe o preconceito que são barreiras a serem vencidas por eles.
Mas que eles são pessoas normais que podem falar, aprender, amar, ensinar, e assim como nós mostrar do que são capazes, isso nós já estamos cansados de saber.
E como diz no vídeo que vou postar abaixo pra vocês...
Talvez eles sejam deficientes mentais, mas com certeza não são deficientes espirituais... Isso porque lá no fundo todos nós sabemos, que o que importa nesta vida mais do que ganhar sozinho é ajudar os outros a vencer, mesmo que isso signifique diminuir os nossos passos." (só quem ver o vídeo vai entender ;).
Pensem nisso, um beijo e até amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

[b]