segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Guernica. - Linguagem Verbal Midiática



O quadro Guernica foi uma obra encomendada pelo governo espanhol em 1937. Que representa a destruição da cidade, a qual era considerada símbolo da liberdade e da paz, sendo o alvo da primeira participação nazista da guerra civil espanhola. Com dimensões monumentais de 27m². Guernica é composto pelas cores preto, cinza e branco com estilo cubista, características de Picasso.
A lateral esquerda da obra ilustra 3 figuras. Uma delas posicionada na parte superior representa uma cabeça de um touro com suas características deformadas. Mais abaixo podemos ver a imagem de uma mãe agachada com seu filho morto nos braços, que personifica a dor pela sua expressão. Na parte central vemos dois elementos, sendo um braço e uma cabeça mutilados. Vê através de uma lâmpada, que irradia luz em um cavalo que foi atacado e aparenta estar ferido e sofrendo. Mais abaixo observamos um braço dilacerado segurando em suas mãos uma espada quebrada. Muito próximo há uma flor que pode simbolizar a esperança do povo de reconstruir a vida.
No canto direito há um braço que segura uma vela. Ao lado temos um rosto expressando sofrimento e sua forma se assemelha a um espírito. Por fim no canto inferior direito vemos uma pessoa que está ferida e assustada com o que vê, parecendo estar desfalecendo.
Guernica foi alvo de um ataque no dia 16 de abril, uma segunda feira. E seis semanas após o ataque o governo espanhol fez esse pedido a Picasso que realizou essa grande obra, que hoje é símbolo mundial de liberdade e superação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

[b]